segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sociopath Next Door - Meu Vizinho é um Psicopata

A respeito do último post, sobre um Mersault sem sentimentos e emoções, há a indicação de outra obra, publicada pela Editora Sextante, em 2010.
"Meu Vizinho é um Psicopata", da psicanalista Ph.D. Martha Stout, membro do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Harvard, tem nome de romance caça-níquel, mas é a tradução do consagradíssimo "Sociopath Next Door", da Editora Broadway, 2004, vencedor do prêmio Books for a Better Life, de 2006.
Nesta obra, que seguramente inspirou o festejado, mas não tão brilhante, best-seller nacional "Mentes Perigosas", a autora aponta que 1 em cada 25 americanos são portadores do chamado Transtorno de Personalidade Anti-Social, ou sociopatia. A versão traduzida optou pela denominação psicopatia, penso que pela carga negativa que a expressão traz consigo, com objetivos evidentemente comerciais.
O Transtorno de Personalidade Anti-Social (TPAS) caracteriza-se pela absoluta ausência de consciência, culpa ou remorso. Assim, o portador pode cometer crimes, sem que seus impulsos sejam freados por sentimentos comuns à maioria dos indivíduos. Lei as primeiras páginas do livro: http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/22057235.pdf

Um comentário: